top of page

Rafael Brasil é músico porto-alegrense, guitarrista, violonista, cantor, compositor, arranjador, produtor musical, produtor de vídeo, multi-instrumentista, apresentador e Luthier.    Com mais de trinta anos de carreira, três CDs, um CD/DVD e quatro singles gravados, Rafael Brasil é um dos mais conhecidos e requisitados músicos da cena porto-alegrense.

 

  Suas influências musicais estão diretamente relacionadas à música que eclodiu nos anos 80 no Brasil, marcada pela fusão de vários estilos musicais, tais como o rock inglês, o soul, o jazz, o reggae e a música brasileira, que era pautada por uma resposta ao contexto cultural da época e buscava encontrar uma nova identidade sonora.    Sua vivência como intérprete e como instrumentista, aliada às suas diversas referências musicais, resulta em uma criação musical eclética, contemplando diversos gêneros da música. Essa versatilidade é percebida em seus arranjos para violões, para guitarras, nas características da voz e na disposição dos demais instrumentos em sua obra, traduzindo o estilo musical peculiar do artista, que pode ser conferido nas canções Quando te Encontrar, Querer Bem, Quando Fala Paixão, Aurora Flor do Sol, Fruta Tropical, Certamente, entre muitas outras.    O DVD Canto Canções de Amor foi veiculado no Canal Music Box Brasil e pode ser visto no YouTube. Os CDs Quando Fala Paixão (2001), Minha Estrada (2006), Disco 3 (2010), Canto Canções de Amor (2017) e os Singles Rafael Brasil Remix (1997), Jantar a Dois (2012), Certamente (2022) e Pego a Estrada (2022) podem ser ouvidos no Sporfy ou no site www.rafaelbrasil.com.br.

  Rafael Brasil foi agraciado com o Prêmio Trajetórias em 2021, premiação conferida pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul ao artista com trajetória cultural reconhecidamente relevante.

Também foi agraciado no Edital da Secretaria de Cultura de Porto Alegre em 2020, na categoria Produtor Cultural e Espaço Cultural, pelo trabalho desenvolvido com estúdio de gravação de áudio e vídeo, oficina de luthieria e Produtora Cultural.

Foi contemplado ainda, em 2021, no Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

  Em festivais de música, foi classificado no 13° Festival Musicanto de Santa Rosa/RS (com a música instrumental Segredo de Menina); foi finalista do 1° Festival de Música de Porto Alegre/RS (com a música Quando Fala a Paixão);  foi segundo colocado no 7º Canto da Lagoa de Encantado/RS (coma música Aurora Flor do Sol); foi segundo colocado no programa de TV Melhores do Ano TV COM.

Rafael Brasil já dividiu o palco com artistas nacionais e internacionais, com destaque para o guitarrista Stanley Jordan (USA) e banda Air Supply (AU), além dos cantores brasileiros Pedro Mariano, Vanessa da Mata, Max de Castro, banda J Quest, entre outros.

Como produtor musical e arranjador, produziu músicas de Zé Caradípia, Rosa Fraco, Marietti Fialho, Renato Guimarães, Banda Ecovox, entre outros.

  Como produtor de vídeo, produziu clips de Rosa Franco e Marietti Fialho.

Também realizou produções musicais infantis nos CDs de Maninha Pedroso (Lulu e Lelé),  Greice Morelli (Estrelinha de Luz)e Sérgio Brandão (Sementinha de Paz).

Já apresentou seu trabalho autoral nos seguintes espaços culturais: Auditório Araújo Vianna, Teatro Renascença, Casa de Cultura Mario Quintana, Abbey Road Studio Pub, entre outros.

 

  Rafael Brasil é idealizador do Projeto Som, voltado à realização de shows de músicos de Porto Alegre na Orla do Guaíba e Usina do Gasômetro, prestigiando a música autoral de diversos artistas.

Também é idealizador e apresentador do Programa de entrevistas Estúdio do Rafa, o qual tem como objetivo entrevistar e apresentar ao público o trabalho de músicos e instrumentistas de Porto Alegre. 

Na área de publicidade, produziu jingles de lançamento dos automóveis Picanto e Kia Rio da Kia Motors.

O músico tem um tutorial no YouTube sobre set de pedais de guitarras, pedais de looping, pedais de memória, oitavador e pedais de voz. O tutorial possui 32 mil visualizações.

 

  Rafael Brasil não só produz música no âmbito da arte e da cultura, com sua obra autoral, como também atua no meio musical do entretenimento, realizando apresentações e shows em Pubs, casas de espetáculos, em eventos corporativos e em festas particulares. No ano de 2022 foram 284 apresentações.

Foi músico residente nos seguintes pubs: Dado Tambor, Abbey Road Studio Pub, Publicitá Café, Music Hall Bar, Liliput Bar, Entreato Pub, Insano Pub, Chalé da Praça XV, Manara Bar, Bistro do Margs, Variettá Bistrô, Café do prado, Acústico Bar, Girasole Pub, Trivial Bar, Café Etílico, Azimute Bar, Pipe bar, entre muitos outros.

Realizou show nos seguintes eventos corporativos: Kia Motors, Caixa Econômica Federal, Shopping Praia de Belas, Shopping Iguatemi, Shopping Barra Sul, Bourbon Shopping, Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre, entre outros.

Apresentou-se em festas particulares na SOGIPA, Grêmio Náutico União, Associação Leopoldina Juvenil, Condomínio Terra Ville, Condomínio Malibu Xangri-lá, Condomínio Enseada Xangri-lá, Condomínio Sunset Xangri-lá, entre outros.  Realizou ainda a abertura musical nos espetáculos teatrais de André Damasceno e de Jair Kobe.

  Seu trabalho mais recente é Pego a Estrada, canção que retrata os desafios do período pós-pandemia, dos esforços que todos nós tivemos que fazer na busca pela retomada da normalidade, das concessões que fizemos e dos valores que persistiram, a fim de nos manter legítimos e justos com nossos próximos e com a gente mesmo.

Rafael Brasil vê a música como arte transformadora, que é capaz de educar, de formar, de entreter, de celebrar, de sustentar, de festejar e de provocar reflexões. Sua dedicação total à música resulta dessa percepção e dessa perspectiva.

bottom of page